O FREVO NA RURAL é a união de dois projetos da Universidade Federal Rural de Pernambuco que tiveram início no primeiro semestre de 2015.
O projeto 'O FREVO NA ESCOLA: UM PASSO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO' tem como iniciativa articular ações de ensino e pesquisa a uma atividade extensionista. Considerando as atividades do Núcleo de Formação em Educação e Relações de Gênero (NUFERGE-UFRPE) e as atividades de ensino voltadas para a Educação Física, escolhemos o Frevo como um interlocutor entre Educação, Cultura e Relações de Gênero. Através da elaboração de oficinas temáticas entre os(as) estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, o projeto levará para as escolas públicas vizinhas à UFRPE a vivência e problematização das manifestações do frevo, tendo como principal inspiração as relações de gênero que perpassam pelas rupturas e continuidades de sua história.
E o projeto 'O LUGAR DA DANÇA NA EDUCAÇÃO DE MENINAS E MENINOS: PROBLEMATIZANDO A CULTURA POPULAR' tem como iniciativa articular ações de ensino e pesquisa a uma atividade extensionista. A problematização do lugar da dança na educação de meninas e meninos será feita a partir de professoras e professores em formação, desdobrando-se na formação de grupos de danças populares nas escolas públicas vizinhas à UFRPE. Os grupos terão o objetivo de elaborar e vivenciar danças da cultura popular pernambucana problematizando-as junto ao papel ocupado entre homens e mulheres nas manifestações populares, na perspectiva de continuidade ao término do projeto, ou seja, a ideia é que o projeto dê uma estrutura e suporte inicial para que os grupos de dança surjam e se mantenham dentro das escolas, enriquecendo o cotidiano desta com práticas e reflexões sobre a cultura popular.
Membros da Equipe de Execução:
Maria Helena Lira / Docente
Andreza Kamylla e Rayssa Vasconcelos / Bolsistas
PINTURA: Fábio Luna
O projeto 'O FREVO NA ESCOLA: UM PASSO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO' tem como iniciativa articular ações de ensino e pesquisa a uma atividade extensionista. Considerando as atividades do Núcleo de Formação em Educação e Relações de Gênero (NUFERGE-UFRPE) e as atividades de ensino voltadas para a Educação Física, escolhemos o Frevo como um interlocutor entre Educação, Cultura e Relações de Gênero. Através da elaboração de oficinas temáticas entre os(as) estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, o projeto levará para as escolas públicas vizinhas à UFRPE a vivência e problematização das manifestações do frevo, tendo como principal inspiração as relações de gênero que perpassam pelas rupturas e continuidades de sua história.
E o projeto 'O LUGAR DA DANÇA NA EDUCAÇÃO DE MENINAS E MENINOS: PROBLEMATIZANDO A CULTURA POPULAR' tem como iniciativa articular ações de ensino e pesquisa a uma atividade extensionista. A problematização do lugar da dança na educação de meninas e meninos será feita a partir de professoras e professores em formação, desdobrando-se na formação de grupos de danças populares nas escolas públicas vizinhas à UFRPE. Os grupos terão o objetivo de elaborar e vivenciar danças da cultura popular pernambucana problematizando-as junto ao papel ocupado entre homens e mulheres nas manifestações populares, na perspectiva de continuidade ao término do projeto, ou seja, a ideia é que o projeto dê uma estrutura e suporte inicial para que os grupos de dança surjam e se mantenham dentro das escolas, enriquecendo o cotidiano desta com práticas e reflexões sobre a cultura popular.
Membros da Equipe de Execução:
Maria Helena Lira / Docente
Andreza Kamylla e Rayssa Vasconcelos / Bolsistas
PINTURA: Fábio Luna
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