terça-feira, 29 de setembro de 2015

#projetofrevonarural

O que está esperando pra cair no passo e aprender sobre a história do nosso frevo!?! Carnaval já se aproxima!! ‪#‎projetofrevonarural‬ todas as sextas, às 14h, no departameto de Educação Física!!!

Vejam o vídeo

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Não vai perder!

Temos um encontro marcado
Não podemos se quer esquecer
Clássico, contemporâneo ou acrobático
Sexta é dia da Rural Frever!!!
14 horas, no DEFIS - UFRPE

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

DIA DE FREVO É TODO DIA!!


O Dia do Frevo é comemorado em 14 de Setembro, que é considerado o Dia Nacional do Frevo, em homenagem ao jornalista Osvaldo da Silva Almeida, que foi, segundo pesquisas, o criador da palavra Frevo, tendo sido escolhido a sua data de nascimento, 14 de Setembro de 1882 como a data de homenagem. Porém, mais tarde, um dos historiadores afirmou que na realidade a primeira aparição da palavra frevo ocorrera em 9 de Fevereiro de 1907, sendo essa a data considerada oficial, pelo menos em Pernambuco, local de origem do Frevo.

Em Recife  o Dia do Frevo também é  comemorado no dia 9 de Fevereiro.

Fonte: CalendárioBR

Frevo Contemporâneo

Nosso terceiro módulo do Projeto O Frevo na Rural iniciará dia 18/09/2015 (sexta-feira)


Após trabalhar o Frevo Clássico e Contemporâneo, estaremos entrando na mais recente forma do passo, o acrobático. Este tem grande influencia da ginástica e do circo, ficando cada vez mais ousado, veloz e fervente (ou melhor, frevente!).
Vamos experimentar?
#TragaASombrinha e não esqueça, nosso encontro está marcado às 14h, no DEFIS - UFRPE!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Hoje tem!!

Não esqueçam as sombrinhas e a energia. A oficina de hoje vai contar com uma gincana especial, não percam!!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Gincana

Na oficina de sexta-feira,11, faremos uma gincana especial inspirada em jogos e brincadeiras populares e o nosso amado frevo. Não percam!!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O FREVO NA RURAL é a união de dois projetos da Universidade Federal Rural de Pernambuco que tiveram início no primeiro semestre de 2015.

O projeto 'O FREVO NA ESCOLA: UM PASSO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO' tem como iniciativa articular ações de ensino e pesquisa a uma atividade extensionista. Considerando as atividades do Núcleo de Formação em Educação e Relações de Gênero (NUFERGE-UFRPE) e as atividades de ensino voltadas para a Educação Física, escolhemos o Frevo como um interlocutor entre Educação, Cultura e Relações de Gênero. Através da elaboração de oficinas temáticas entre os(as) estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, o projeto levará para as escolas públicas vizinhas à UFRPE a vivência e problematização das manifestações do frevo, tendo como principal inspiração as relações de gênero que perpassam pelas rupturas e continuidades de sua história.

E o projeto 'O LUGAR DA DANÇA NA EDUCAÇÃO DE MENINAS E MENINOS: PROBLEMATIZANDO A CULTURA POPULAR' tem como iniciativa articular ações de ensino e pesquisa a uma atividade extensionista. A problematização do lugar da dança na educação de meninas e meninos será feita a partir de professoras e professores em formação, desdobrando-se na formação de grupos de danças populares nas escolas públicas vizinhas à UFRPE. Os grupos terão o objetivo de elaborar e vivenciar danças da cultura popular pernambucana problematizando-as junto ao papel ocupado entre homens e mulheres nas manifestações populares, na perspectiva de continuidade ao término do projeto, ou seja, a ideia é que o projeto dê uma estrutura e suporte inicial para que os grupos de dança surjam e se mantenham dentro das escolas, enriquecendo o cotidiano desta com práticas e reflexões sobre a cultura popular.


Membros da Equipe de Execução:
Maria Helena Lira / Docente
Andreza Kamylla e Rayssa Vasconcelos / Bolsistas

Arte: Rayssa Vasconcelos

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sobre nosso projeto

O frevo na rural é, além de tudo, um grupo de trabalho, pesquisa e estudo, ligado ao NUFERG, PET, BIA, entre outros, para estudar cultura e relações de gênero.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Poema

“A vibração paroxística do frevo
é realmente uma coisa assombrosa.
Que beleza! Que leveza admirável!”.

- Mário de Andrade
PINTURA: Rosângela Borges